POLÍTICA DE PRIVACIDADE | Unidesk Serviços
Esta Política de Privacidade descreve como sua informação pessoal é coletada, usada e compartilhada quando você usa o Aplicativo GisWorks IP, abaixo denominado de “Aplicativo”.
1. DIREITOS
Todos os direitos do aplicativo: pertencem a UNIDESK SERVIÇOS, com sede na Rua João Luiz Alves, 231, Loja A, Bosque dos Ipês, na cidade de Alfenas – MG, CEP: 37132-184, Brasil, devidamente inscrita no CNPJ sob o no 32.473.669/0001-97. Para fins dessa política a UNIDESK SERVIÇOS configura como Controladora e Operadora dos dados coletados pelo aplicativo.
2. ABRANGÊNCIA
O aplicativo é voltado para o controle e gestão da iluminação pública, permitindo que os usuários solicitem manutenções, monitorem serviços e interajam com funcionalidades relacionadas à infraestrutura de iluminação da cidade. Para oferecer esses serviços, coletamos e tratamos dados pessoais de forma lícita, transparente e com finalidades específicas, conforme descrito nesta política.
Esta Política de Privacidade aplica-se a todos os usuários do aplicativo, sejam cidadãos, servidores públicos ou outros interessados que interajam com aplicativo. Caso você não concorde com os termos desta política, recomendamos que não utilize o aplicativo.
3. INFORMAÇÕES PESSOAIS QUE COLETAMOS AUTOMATICAMENTE
Quando você usa o aplicativo, nós automaticamente coletamos certas informações sobre seu dispositivo, incluindo informações sobre o dispositivo, navegador e pessoais, tais como:
3.1 Informações do dispositivo:
Tipo de navegador;
Endereço IP;
Fuso horário;
Cookies instalados no dispositivo.
3.2 Dados do navegador:
Páginas acessadas no aplicativo;
Interações com o aplicativo (cliques, tempo de navegação, preferências);
Arquivos de log (registros de atividades no aplicativo). registram ações que ocorrem no aplicativo
e coletam dados incluindo seu endereço IP, tipo de navegador, provedor de Internet, páginas de chegada/saída e data/hora de uso.
3.3 Dados do Usuário:
Ao abrir uma solicitação de manutenção de iluminação pública, coletamos os seguintes dados:
Nome completo;
Endereço de e-mail;
Número de celular;
Endereço residencial ou local da solicitação;
Localização geográfica (coordenadas GPS).
3.4 Tecnologias utilizadas:
Cookies; são arquivos de dados que são armazenados no seu dispositivo e que comumente incluem um identificador único anônimo. Para mais informações sobre cookie e como desabilitar cookies, visite http://www.allaboutcookies.org.
“Web beacons”, “tags” e “pixels” (usados para rastrear interações e melhorar a funcionalidade do aplicativo).
4. FINALIDADE DA COLETA DE DADOS:
Garantir o funcionamento técnico do aplicativo;
Personalizar a experiência do usuário;
Gerar relatórios analíticos para melhoria contínua;
Detectar e prevenir fraudes ou usos indevidos.
Processar solicitações de manutenção;
Comunicar atualizações sobre o status das solicitações;
Identificar o local exato do problema reportado;
Cumprir obrigações legais ou regulatórias relacionadas à prestação de serviços públicos.
5. DADOS SENSÍVEIS
O aplicativo não coleta intencionalmente dados pessoais sensíveis, como informações sobre saúde, religião ou opiniões políticas, ou outros dados correlatos.
6. COMO USAMOS OS DADOS COLETADOS
6.1 Informações da Navegação:
Nós usamos as informações de navegação para aperfeiçoarmos nossa tecnologia e melhorarmos a experiência dos nossos clientes.
6.2 Informações do Dispositivo:
Nós usamos a Informação do Dispositivo que coletamos para nos ajudar a prevenir contra potenciais riscos e fraude (em particular, o seu endereço de IP) e, de forma mais geral, para melhorar e otimizar nosso aplicativo (por exemplo, gerando análises estatísticas sobre como nossos usuários navegam e interagem com o aplicativo).
6.3 Informações do Usuário:
Nós usamos a Informação de Solicitação de Manutenção que coletamos geralmente para completar quaisquer solicitações realizadas através do aplicativo (incluindo processar sua solicitação e enviá-la para a Prefeitura da cidade e para a Provedora/Mantenedora do Parque de Iluminação Pública contratada pela prefeitura).
Adicionalmente, nós usamos essa Informação de Solicitação de Manutenção para nos comunicarmos com você e para mantê-lo atualizado sobre o progresso de sua requisição.
Nosso aplicativo gera notificações dos usuários sobre problemas na iluminação pública municipal. As ocorrências vão diretamente para a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública. Com a coleta de localização, é possível preencher o endereço da ocorrência com maior precisão.
Assim, o atendimento é otimizado, de forma que será respondido em menos tempo.
7. ARMAZENAMENTO E PROTEÇÃO DOS DADOS
7.1. Armazenamento
Os dados pessoais são armazenados em servidores seguros, localizados no Brasil ou em servidores na nuvem com conformidade à LGPD, protegidos por medidas técnicas e organizacionais adequadas. Os dados são retidos pelo tempo necessário para cumprir as finalidades descritas, salvo se exigido por lei ou para resguardar direitos.
7.2. Medidas de Segurança
Adotamos as seguintes medidas para proteger os dados pessoais:
Criptografia de dados em trânsito (TLS/SSL) e em repouso;
Controles de acesso restrito aos dados;
Monitoramento contínuo contra ameaças cibernéticas;
Auditorias regulares de segurança;
Anonimização ou pseudonimização, quando aplicável.
7.3. Período de Retenção
Os dados são armazenados pelo prazo necessário para:
Cumprir as finalidades descritas nesta política;
Atender a obrigações legais ou regulatórias (ex.: prazos de guarda de logs conforme o Marco Civil da Internet);
Exercer direitos em processos judiciais ou administrativos.
Após o término do período de retenção, os dados serão eliminados de forma segura, utilizando métodos que impossibilitem sua recuperação, salvo se exigido por lei.
8. COMPARTILHANDO SUA INFORMAÇÃO PESSOAL
Os dados pessoais poderão ser compartilhados com terceiros nas seguintes situações:
Órgãos Públicos: Para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, como prefeituras, concessionárias de energia ou autoridades judiciais.
Parceiros e Operadores de Dados: Empresas contratadas para processar solicitações de manutenção, hospedar servidores ou fornecer suporte técnico, sempre com contratos que garantam a conformidade com a LGPD.
Com Consentimento: Em casos específicos, mediante autorização expressa do titular.
Para fins de aperfeiçoamento da experiência com o aplicativo, nós usamos o Google Analytics para nos ajudar a entender como nossos usuários navegam e acessam nossa tecnologia.
Você pode ler mais sobre como a Google usa sua Informação do Dispositivo aqui:
https://www.google.com/intl/en/policies/privacy/.
Você também pode escolher não participar do Google Analytics aqui:
https://tools.google.com/dlpage/gaoptout.
Da mesma forma mencionada anteriormente, nós não compartilharemos sua Informação da Solicitação de Manutenção com terceiros, exceto para cumprir leis e regulações aplicáveis, para responder a uma intimação, mandado de busca ou outras requisições legais de informações que recebemos, ou então para proteger nossos direitos.
9. NÃO RASTREAMENTO
Nós não alteramos as práticas de coleção e uso dos dados de nosso aplicativo quando seu navegador envia um sinal de “Não Rastrear”.
10. DIREITOS DO USUÁRIO
Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados- LGPD, os usuários do Aplicativo têm os seguintes direitos em relação aos seus dados pessoais:
Confirmação da existência de tratamento;
Acesso aos dados pessoais;
Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade;
Portabilidade dos dados, quando aplicável;
Eliminação de dados tratados com base no consentimento;
Revogação do consentimento, quando aplicável;
Informação sobre compartilhamento de dados com terceiros;
Oposição a tratamentos realizados com base em legítimo interesse, em caso de desconformidade.
Para exercer esses direitos, entre em contato com nosso Departamento de Proteção de Dados pelo contato abaixo:
DPO | Unidesk
e-mail: contato@unidesk.com.br
Nosso tempo de resposta a sua solicitação respeitará os prazos exigidos pela LGPD.
11. RETENÇÃO DOS DADOS
Quando você faz uma Solicitação de Manutenção através do Aplicativo, nós iremos manter sua Informação da Solicitação de Manutenção em nossos registros a menos que você nos peça para que excluamos essa informação, nos termos dessa política.
12. ELIMINAÇÃO DE DADOS
Os dados pessoais serão eliminados quando:
A finalidade do tratamento for alcançada ou os dados não forem mais necessários;
O titular revogar o consentimento, quando aplicável;
Houver determinação legal ou decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
A eliminação será realizada de forma segura, utilizando técnicas que garantam a irreversibilidade do processo, como sobrescrita de dados ou destruição física de mídias, quando aplicável.
13. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS
Caso os dados sejam transferidos para servidores localizados fora do Brasil, garantiremos que o país de destino ou a organização receptora ofereça nível de proteção compatível com a LGPD, por meio de contratos com cláusulas específicas, certificações ou adesão a acordos internacionais.
14. ALTERAÇÕES A ESTA POLÍTICA
Esta Política de Privacidade poderá ser atualizada para refletir mudanças no aplicativo, na legislação ou nas práticas de tratamento de dados. Notificaremos os usuários sobre alterações significativas por meio do aplicativo ou por e-mail. A versão mais recente estará sempre disponível no aplicativo e no nosso site.
15. CONTATO
Para dúvidas, sugestões ou exercício dos direitos do titular, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados (DPO):
E-mail: contato@unidesk.com.br
Endereço: Rua João Luiz Alves, 231, Loja A, Bosque dos Ipês – Alfenas, MG | Brasil | CEP 37.132-184.
Canal no Aplicativo: Acesse a seção “Suporte”
Estamos comprometidos em responder às suas solicitações de forma ágil e transparente, em conformidade com a LGPD.
16. DISPOSIÇÕES FINAIS
Esta Política de Privacidade é regida pelas leis da República do Brasil. Qualquer controvérsia será resolvida preferencialmente por meio de diálogo com nosso DPO.
Caso necessário, os tribunais competentes da cidade de Alfenas, MG, serão responsáveis por dirimir conflitos.
Agradecemos por escolher nosso aplicativo e por confiar em nosso compromisso com a proteção de seus dados pessoais.
|Versão atualizada em Maio/2025|